Sejamos sinceros: quem nunca ouviu aquela velha frase que “reumatismo é doença de pessoa mais velha”? Pois é, mas a medicina mostra outra coisa. As doenças reumatológicas podem, sim, atingir crianças e adolescentes.
 
São pelo menos 15 milhões brasileiros que sofrem com essas doenças, entre eles os jovens. Elas afetam principalmente o aparelho locomotor – articulações, ossos, músculos, cartilagens, tendões e ligamentos, mas também podem acometer o sistema imunológico. E os sintomas são, em sua maioria, dor, inchaço e rigidez nas articulações. Artrite, artrose, osteoporose e lombalgias estão entre as doenças reumáticas mais corriqueiras no público geral.
 
Entretanto, a enfermidade mais comum para o público mais jovem são as artrites idiopáticas juvenis, causando inflamações, rigidez e inchaços articulares, em adolescentes abaixo dos 16 anos. Outras doenças comuns nos jovens são o lúpus eritematoso sistêmico, a fibromialgia e as doenças autoinflamatórias, que causam febre persistente, manchas na pele e dores nas articulações das crianças.
 
Em casos de dores e outros sintomas, é fundamental que os pais levem os filhos ao médico para investigar a causa e fazer exames que possam ajudar no diagnóstico do problema, levando a um tratamento precoce e mais eficaz.
 
Entre em contato:
📱 (11) 93044-7107
📞 (11) 5051-3846
📍 Alameda dos Maracatins, 426 Cj 205.
🌐 www.geisereumato.com.br