Já ouviu falar na doença de depósito pirofosfato de cálcio, DDPFC ou Condrocalcinose? O nome pode não ser tão fácil de entender ou não parecer muito familiar, mas se trata de uma patologia muito comum, principalmente entre a população idosa.
A Condrocalcinose é um tipo de inflamação na cartilagem das articulações (principalmente do joelho, pulso e quadril), provocada pelo acúmulo anormal de microcristais que acabam causando dores fortes e recorrentes, além de inchaço, vermelhidão e calor local que podem durar de dias até semanas.
Não se sabe ao certo o porquê da formação desses cristais, mas em alguns casos pode-se notar um padrão familiar de deficiências no metabolismo ou desordens metabólicas, além de ser mais frequente após os 50 anos, em pacientes com hemocromatose, hipomagnesemia, hipotiroidismo e hipertiroidismo.
Se você tem sentido os sintomas acima, é importante passar com um reumatologista, que poderá pedir uma punção simples com agulha (onde é aspirado e analisado o líquido sinovial), além de possíveis radiografias, ultrassonografias e exames de sangue. Caso a Condrocalcinose seja confirmada, será indicado o tratamento medicamentoso mais para cada caso.
Para agendar sua consulta, entre em contato:
📱 (11) 93044-7107
📍 Alameda dos Maracatins, 426 Cj 205.
🌐 www.geisereumato.com.br