Você sabe o que é Bursite do Quadril, ou Trocantérica?
Hoje em dia, a dor no quadril é uma das queixas mais frequentes no consultório. Estas dores podem ser de origem intra ou extra-articular e serem agudas ou crônicas. Por isso deve ser feita uma boa anamnese e exame físico para um diagnóstico preciso.
As bursas são preenchidas por líquido sinovial que diminuem o atrito entre as estruturas inseridas no trocanter femoral. A maioria dos casos são decorrentes de microtraumas repetitivos em que a musculatura inserida no grande trocanter sofre degeneração e posteriormente um processo inflamatório na bursa.
Algumas condições levam a predisposição desta lesão, como: obesidade, artrose de joelho, pé plano, entorse de tornozelo, lesões na coluna lombar, vícios posturais, uso de sapatos inadequados, entre outros.
O principal sintoma é dor na lateral do quadril podendo irradiar-se para a face anterior e lateral da coxa. Esta dor pode ser intensificada quando o quadril está em flexão, adução e rotação interna ou ainda abdução do quadril contra resistência.
Esta dor aparece tanto em repouso quanto em movimento, podendo ocorrer dor noturna pois geralmente o paciente dorme sobre o lado lesionado.
A maior incidência ocorre em mulheres entre 40 e 60 anos. Deve-se evitar cruzar as pernas ao sentar pois pode aumentar a dor.
O tratamento pode incluir medicamentos, compressas locais, fisioterapia, acupuntura e, muitas vezes, infiltração do local acometido.
Entre em contato e tire suas dúvidas:
📱 (11) 93044-7107
📍 Alameda dos Maracatins, 426 Cj 205.
🌐 www.geisereumato.com.br