A Artrite Idiopática Juvenil (AIJ), doença crônica inflamatória que acomete jovens de até 17 anos, pode ser classificada em 7 subtipos:
– AIJ Sistêmica
– AIJ Oligoarticular persistente
– AIJ Oligoarticular estendida
– AIJ Poliarticular fator reumatóide negativo
– AIJ Poliarticular fator reumatoide positivo
– Artrite relacionada à entesite
– Artrite psoriásica
Para compreender melhor cada uma delas, leia mais sobre cada subtipo:
AIJ Sistêmica – Não tem predileção por sexo. Caracteriza-se por uma inflamação sistêmica podendo manifestar-se com: febre, dores musculares, erupção cutânea, inchaço dos gânglios linfáticos, aumento das dimensões do fígado e baço, inflamação nas membranas que revestem os pulmões e o coração (serosites);
AIJ Oligoarticular – Manifesta-se predominantemente em meninas, caracteriza-se pelo acometimento de até 4 articulações em um período de 6 meses. Afeta preferencialmente articulações dos membros inferiores: joelhos e tornozelos, de maneira assimétrica. A dosagem do Fator Reumatoide (FR) é negativa na maioria das vezes, no entanto o fator antinúcleo (FAN) é reagente em 65-85% dos casos e relaciona-se com uma maior chance de acometimento ocular;
AIJ Poliarticular – Compreende 11- 28 % das crianças com AIJ, predileção pelo sexo feminino.
Caracteriza-se pelo comprometimento poliarticular, de caráter aditivo e simétrico, com rigidez matinal. A articulação temporomandibular (ATM) é frequentemente acometida. Pode cursar com dosagem de FR positivo ou não.
Artrite relacionada à entesite (ARE) – Corresponte a 3-11 % dos pacientes com AIJ, mais comum no sexo masculino, especialmente após os 6 anos de idade. Caracteriza-se pela inflamação no local de inserção dos ligamentos e tendões nos ossos – as Enteses. Locais mais frequentemente acometidos são: tendão de aquiles e fáscia plantar. Pode ocorrer episódios de uveites (manifestações extra articulares). A presença do HLA-B27 pode estar presente em 90% dos pacientes.
Artrite psoriásica – Pode comportar-se como a ARE ou AIJ poliarticular. Pode cursar com presença de alterações cutâneas típicas de psoríase cutânea, alterações ungueais ou histórico familiar positivo para estas condições. A presença do HLA- B27 é frequente neste grupo de pacientes. A uveíte pode ser uma manifestação extra articular encontrada.
O jovem pode apresentar uma subtipo no primeiro diagnóstico e apresentar um subtipo diferente durante a evolução da doença.
Para saber mais, entre em contato e agende uma consulta:
📱 (11) 93044-7107 (WhatsApp)
📍 Alameda dos Maracatins, 426 Cj 205.
🌐 www.geisereumato.com.br