A lombalgia caracteriza-se por dor na parte inferior da coluna que pode se estender para as pernas e nádegas. É uma das principais causas de incapacidade e absenteísmo no trabalho.
Geralmente, a lombalgia é de natureza mecânica, resultante de lesões musculoesqueléticas, como distensão muscular, hérnia de disco ou degeneração dos discos intervertebrais.
Existem diversos gatilhos para a lombalgia, muitas relacionadas a má postura ao sentar, deitar, se abaixar ou ao carregar peso.
Embora não seja possível evitar totalmente a lombalgia, alguns hábitos podem minimizar seu impacto no dia a dia, tais como:
– Praticar atividade física, combinando exercícios cardiovasculares com fortalecimento muscular e alongamentos;
– Manter uma dieta equilibrada e variada;
– Controlar o peso corporal;
– Evitar o tabagismo;
– Manter uma boa postura;
– Desenvolver consciência corporal;
– Evitar ficar sentado ou em pé por períodos prolongados;
– Realizar pequenos exercícios de mobilização e relaxamento muscular;
O tratamento da lombalgia geralmente envolve medidas conservadoras, como repouso relativo, aplicação de calor ou gelo, fisioterapia, uso de analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides. Em casos graves ou refratários ao tratamento conservador, podem ser consideradas intervenções mais invasivas, como infiltrações locais ou cirurgia. O manejo multidisciplinar, envolvendo médicos, fisioterapeutas e quiropráticos, geralmente é necessário para obter melhores resultados a longo prazo.
Em caso de dor na coluna, é fundamental procurar um médico especialista.
Dúvidas? Entre em contato:
📱 (11) 93044-7107
📍 Alameda dos Maracatins, 426 Cj 205.
🌐 www.geisereumato.com.br