A Polimiosite é uma doença crônica caracterizada pelo processo inflamatório progressivo da musculatura esquelética. A faixa etária acometida se distribui em dois picos: entre cinco e quinze anos e acima dos 40 anos, com predominância entre as mulheres.

Essa inflamação é mais comum nos músculos do ombro, costas, braços, quadril, coxas e pescoço. Sua causa ainda não é totalmente esclarecida, porém nota-se relação durante ou após quadros infecciosos virais ou gatilhos emocionais, tendo um componente autoimune.

A doença pode causar dor muscular e nas articulações, fraqueza e dificuldade de realizar movimentos, bem como fadiga, perda de peso e febre. Outros sintomas são:

– Dificuldade para engolir;
– Sensação de falta de ar;
– Dificuldade para levantar-se, subir escadas ou levantar objetos;
– Erupção cutânea vermelha ou violeta perto dos olhos (heliotropo);
– Pele avermelhada no cotovelo, joelhos, dedos, pescoço e tórax.

O diagnóstico pode ser feito através da biópsia muscular, eletroneuromiografia (exame para avaliação da atividade do músculo/nervos pela aplicação de correntes elétricas), exame laboratoriais como creatinofosfoquinase (CPK) e aldolase. Os exames são solicitados de acordo com a avaliação médica com a história clínica e exame físico.

Para saber mais e agendar sua consulta, entre em contato:
📱 (11) 93044-7107 (WhatsApp)
📍 Alameda dos Maracatins, 426 Cj 205.
🌐 www.geisereumato.com.br