A uveíte é uma condição ocular que pode estar relacionada com outras condições sistêmicas. Ela é caracterizada pela inflamação da camada média do globo ocular, chamada de úvea. Ela é composta pela íris, coróide e corpo ciliar que são responsáveis pelo fluxo sanguíneo nas camadas mais profundas da retina.
 
Essa inflamação pode afetar só um olho (uveíte unilateral) ou os dois (uveíte bilateral). Se classifica anatomicamente, em três categorias: anterior, posterior e intermédia, e também pelo tempo de evolução da condição, sendo: aguda, sub-aguda ou crônica.
 
Pode ocasionar problemas graves, como a perda permanente da visão, por isso, o diagnóstico e tratamento precoces são importantes para evitar maiores complicações. Fique atento aos sintomas da Uveite, que podem incluir:
 
– Desconforto/ dor nos olhos;
– Visão turva/embaçada;
– Diminuição da pupila (miose);
– Olhos avermelhados (hiperemia);
– Sensibilidade à luz (fotofobia);
 
Algumas condições reumatológicas podem ter suas primeiras manifestações no olho! Entre elas: Artrite Reumatoide, Espondilite Anquilosante, Artrite Idiopática Juvenil (AIJ), Doença de Behçet, Sarcoidose. Fique atento e converse com seu médico.
 
O manejo da uveíte associada a doenças reumatológicas envolve geralmente uma abordagem multidisciplinar, com a coordenação entre oftalmologistas e reumatologistas. O tratamento visa controlar a inflamação ocular, muitas vezes com o uso de medicamentos anti-inflamatórios tópicos, e abordar a causa subjacente da uveíte com terapias imunossupressoras ou modificadoras da doença, conforme necessário. O acompanhamento regular é crucial para monitorar a resposta ao tratamento e prevenir recorrências.
 
Para saber mais e agendar sua consulta, entre em contato:
📱 (11) 93044-7107 (WhatsApp)
📍 Alameda dos Maracatins, 426 Cj 205.
🌐 www.geisereumato.com.br